Zé Povinho nada, José Povão ( Leian isso)
Na minha opinião um Hip-Hopper se vende quando aceita obrigações ditadas por moda, mídia, e principalmente gravadoras, mas até onde o sucesso se torna vendagem própria?
No nosso sistema cultural brasileiro existe numa escala exagerada a tal INVEJA – alguns exemplos:
1) Não se venda: Um indivíduo qualquer consegue mudar de uma casa de alvenaria na favela, continua residindo na periferia, mas em uma casa de melhor condição e principalmente própria (paga com muito suor de trabalho árduo); o que acontece?
Ah! O cara se vendeu, ganhou uma merreca extra e já acha que pode tudo. Ah! O cara conseguiu muito rápido melhorar de vida, deve estar movimentando uns quilos de pó, e por aí vai.
2) Não desista: do quê? De continuar vivendo em péssimas condições, de passar fome, de conseguir uma vaga na facção criminal mais perto da tua quebrada? Ou de oferecer um melhor padrão de vida à tua família, conseguir uma vida digna de quem faz e consegue pelo menos o básico mas sem DESISTIR de verdade, NUNCA?
Agora entra em cena os fulanos do Hip-Hop:
3) Não esqueça: que no início muitos deram o sangue pela cultura, eram desmerecidos pela sociedade, nunca tinham um espaço descente para se promover, e tal... Ah tá! E agora que a mídia cai matando louca para ter (mesmo que por interesse) a presença de HIP-HOPPERS (rappers não bastam) nos seus programas nego diz que não quer se vender, quando aparece a chance de assinar com uma gravadora, vich! Nada, isso não é certo... tenho que fazer minha correria vendendo 1,000 CD’s (quando poderia atingir 10,000 ou mais pessoas), etc.
Meu, admiro e tenho mó respeito pela velha escola, por isso mesmo; venceram os problemas das suas épocas com correria objetiva e muita UNIÃO. Racionais MC’s são referência mesmo porque são até hoje os únicos que não precisam da mídia diretamente para terem seu nome respeitado. Mas “perae”! Existe o grupo Racionais MC’s II ou cover?
Resumindo, faça tua correria, melhore de vida, sonhe e tente realizar teus sonhos e deixe de lado o José Povão – tua vida pode servir de espelho para os nossos futuros representantes neste mundo que está perto do fim.
Pensando bem: Não DESISTA!
PAZ!
Escrito por:
Se7e - São Paulo - SP
Email: se7e@se7e.com
www.bocadaforte.com.br